sábado, 23 de agosto de 2008

Polvoeira - Portugal ( por Diogo Braz )

O Zona Skim saiu da rotina ! Dessa vez buscamos algo internacional para inovar a parada.
A matéria é sobre um pico em Portugal alucinante! E quem vai nos apresentar esse lugar é o Diogo Braz, de Lisboa. Só para deixar bem claro que esse texto não foi tirado de nenhum lugar da net, ele foi feito exclusivo para o Blog.


Praia da Polvoeira, um "carrosel" de ondas para skim, é uma praia que se situa no Centro-Norte de Portugal a 150km de Lisboa, pertence ao distrito/concelho de Leiria. É uma praia particularmente diferente das outras pois faz um areal lateral ao mar, isto devido à areia que junta por causa da falesia que rodeia a praia, pois essa falesia é em forma de "s". 


Relativamente à localização, apenas dá para ir de carro, não existem transporte publicos para lá e tão há uma vila à volta, a vila mais próxima é São Pedro de Moel e fica a 3km para Norte, mas que mesmo assim pouco tem, portanto para se ficar alojado o melhor é em Vieira de Leiria ou na própria cidade de Leiria, que já tem muita coisa. Vale bastante a pena fazer uma viagem até Portugal para experimentar esta onda e outras tambem.


Esta praia costuma funcionar mais no verão pois junta mais areia e o mar é mais calmo, o que faz com que os fundos não mudem, de inverno, com ondas grandes os fundos mudam bastante e faz com que não haja rampa ou mesmo areia. Quando funciona é uma onda com força e facil de apanhar e surfar, só dá de meia-maré a encher até meia-maré a vazar. Vendo pelo windguru, se os fundos estiverem apropriados, funciona desde 1 a 2.5 de ondulação de oeste (ou noroeste, mas não é tão provavel que dê), com ventos fracos em qualquer direcção, a praia indicada para ver pelo windguru será São Pedro de Moel (que fica a 3km da Polvoeira).

Para terminar, confiram um vídeo desta praia. Realmente essas liners são iradas!

Nenhum comentário: